Recomendações gerais e medidas de Biossegurança

Título

Recomendações gerais e medidas de Biossegurança a implementar pelos agentes de controlo e de outros elementos na entrada em explorações

Fonte

DGAV

Data

2018

Resumo

A entrada em explorações por pessoas estranhas ao seu funcionamento reveste-se de cuidados específicos de biossegurança no sentido de prevenir a disseminação de doenças entre explorações.

Os agentes infeciosos podem ser transportados para o interior das explorações através do calçado, dos rodados das viaturas ou de outros equipamentos utilizados no controlo, pelo que, para além dos cuidados a observar, importa também assegurar a correta planificação das explorações a controlar.

As explorações em sequestro devem ser visitadas no final do dia de trabalho ou em alternativa, ser dedicado um dia para visitar em exclusivo apenas essas explorações, tendo em conta os diferentes motivos/doenças que determinam o sequestro sanitário.

Tratando-se de explorações em sequestro por doença zoonótica acresce a necessidade de ser disponibilizado aos agentes de controlo o equipamento adequado de proteção individual e dele fazerem bom uso.

VER PDF